segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Sobre ser criança...


Bom, eu que sempre leio, mas nunca escrevo por aqui, resolvi aproveitar a data em que se comemora o (tão amelístico) dia das crianças para dar o pontapé em algumas palavras presas em mim.


Estava pensando sozinha aqui no meu quarto no que está além dos presentes comprados para o dia de hoje, no que estamos fazendo com as nossas crianças e com aquela que existe (?) dentro de cada um de nós.


Penso que não basta falar sobre isso, aquele mesmo papo de ativista social sobre fome, descaso etc, o que há de se fazer é plantar futuros, semear idéias, ensinar o gosto pelo belo mesmo quando a vida só apresenta o mais escuro dos dias, quem disse que construir esse mundo é fácil? E quem disse que não é responsabilidade nossa? Hoje vou num aniversário de um ano da filha de uma amiga, festa grande e no convite ela pedia brinquedos e mantimentos para doação a um orfanato local, não sei se parecerá bobagem, mas fiquei tocada com a atitude responsável e solidária.


Atos deste tipo me fazem crer no ser humano, e sentir vontade de soprar idéias, ensinar aos tiquinhos de gente, política, filosofia, psicologia e tudo do mundo que já vivi e ainda viverei. É necessário cuidar dos nossos pensamentos culturais e sociais para incentivar os pequenos a pensar, a ter discernimento, observar o errado ou o imperfeito e criar para si e para o país uma solução, pode parecer utópico, mas vejo isso como um compromisso , não consigo achar que não é um problema meu, não me sinto bem olhando para o céu dia e noite à espera de um milagre. Lembrei-me agora, de Einstein que diz: ‘Acreditemos que no mundo não se faz milagres. Procuraremos agir de maneira a encontrá-los.’


E no mais, que junto a isso, não deixemos morrer a criança que existe dentro de nós, o eterno sorriso, os intermináveis por quês, o sabor de um doce, o banho de chuva, o machucado da bicicleta, a busca pelo novo, as bolinhas de gude, a travessura escondida, a sinceridade explícita, a lágrima de ter que ir embora, o coração puro e limpo que ainda acredita na mágica da vida!


Que nossos erês não nos abandonem jamais e nem nós a eles!


Enfim... Feliz dias das crianças pra quem for do movimento...


Beijo!


=)

0 comentários: