sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Expedições Amelísticas - São Paulo I - Centro


E quem nunca teve aquela vontade de fugir da realidade, se escapar da rotina, de fazer igual ao anão da Amelie e viajar o mundo.

Mas muitas vezes o mundo não está a nossa disposição, nossas limitações financeiras, de tempo, espaço, às vezes nos prendem a locais de rotina, e nos cegam para a imensidão de possibilidades que temos embaixo de nossos próprios pés.

A partir desse texto, vou começar uma série para ser turista na sua própria cidade e região. Essa idéia vem de um livro que gosto muito, do Eduardo Fenianos, chamado “Expedições Urbenauta – São Paulo uma Aventura Radical”, foi uma série do fantástico também, o Eduardo viajou por sua própria cidade, conhecendo cada bairro, com uma renda limitada, se hospedando na casa de quem ia se comunicando pelo blog do projeto, o que me lembra muito nossas aventuras amelísticas, de viajar o país e ficar na casa de nossos amigos virtuais.


Pretendo aqui, colocar dicas de coisas que agente acaba as vezes ignorando, por estarem tão perto. Na dica de hoje, centro:

Pegue o metrô, aquele que te leva estressado e apertado para o trabalho, e desça na estação Sé. Lá existe tanta coisa para ser visitada, que fica impossível fazer num só dia, o ideal é escolher o que mais lhe agrada.

- Catedral da Sé: O começo de tudo, desde a praça com vários monumentos – incluindo o monumento da Fundação do São Paulo Futebol Clube – até a catedral, que possui o maior órgão da América latina com 12 mil tubos. Vale fazer uma visita a parte subterrânea da Catedral, onde são enterrados os bispos de São Paulo, e onde fica um monumento a Tibiriçá.End.: Praça da Sé, s/n.

- Ordem 3º de São Francisco: quem pensa que São Paulo não ficou com resquícios da sua época colonial, ainda não conhece as igrejas do centro histórico. Essa igreja além de ser muito bela, conta com o Seu João, que é um capítulo a parte, sabe muitos causos, e torna a visita muito divertida. End.: Largo de São Franscisco, 133.

- Centro cultural da Caixa Econômica: O primeiro banco do Brasil, um lugar bacana para conhecer a história de São Paulo e dos bancos, que muitas vezes cruzam com a história do Brasil. Conta com visitas monitoradas, mas pode também ser visitado espontaneamente. End.:Praça da Sé, 111.

- Bella Fruta: Melhor suco do mundo (na minha humilde opinião, rs). E um bom lugar para almoçar, ou tomar um lanche, fica no início da Rua XV de novembro.

- Pateo do Colégio: Onde tudo começou, ou onde acreditamos que tenha sido, um tour pelo centro histórico exige uma visita a esse lugar. De lá podemos também ver o impostômetro, que registra quanto em média os brasileiros gastam em impostos. End.: Praça Pateo do Colégio, 84.

- Igreja do Carmo: Junto com a Sé e a Igreja de São Bento, formava o triângulo que compreendia a cidade de São Paulo em seu nascimento. E da época do rococó (final do barroco) e conta com douramentos e uma arquitetura encantadora. End.: Rua Rangel Pestana, 230.

- Palácio da Justiça: Como a maior parte da cidade é assinado pelo escritório de Ramos de Azevedo, de arquitetura eclética, e conta com vistas monitoradas a partir das 13h00. End.: Praça Clóvis Bevilacqua, s/nº.

- Solar da Marquesa: A marquesa de Santos, mais famosa amante de D. Pedro II, tem parte da sua história guardada ali, na casa onde morou a maior parte de sua vida aqui no Brasil, objetos pessoais e de decoração podem ser encontrados. End.: Rua Roberto Simonsen, 136

- Centro cultural Banco do Brasil: Construção antiga que foi restaurada e abriga exposições e mostras de filmes, a visita sempre vale a pena. Tem um café charmoso onde podemos saborear alfajores Havana. End.: Rua Álvares Penteado, 112.

- Outlets: Como sempre, São Paulo é um lugar ótimo para fazer compras, na rua São Bento, existem outlats de muitas marcas famosas, vale a visita.

4 comentários:

Rael disse...

Tive o prazer de conhecer essa igreja, non sabia q podiamos entrer no subsolo dla. :D
Essa pça é a mais perigosa, dizem...mas eu adorei conhecer e vou sempre q estiver ahe. :D

Irrelevante disse...

Faltou o meu preferidooooo o santanderzão que vc sobe láaaaa em cima e vê sampa é muitolindodemais EMOCIONANTE FATO!

Bee disse...

como tinha dito antes... achei hiper maneira a idéia de mostrar a cidade! Algo me diz que vou gostar muito da proxima cidade...

DiRenan disse...

amei a idéia, vou tentar aqui em forta.